GRUPO ASA-Sanitização e Dedetização Toda Gde. SP: (11) 4119-0219/96424-9997(Orçam. Via Zap). Temos Cursos e Livros.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
FRANQUIA BARATA
Temos o Melhor Preço EM FRANQUIA Acredita?
SIM
NÃO
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Baratas-12 Espécies que Vc Não Conhecia
Baratas-12 Espécies que Vc Não Conhecia

Baratas-12 Espécies que

Provavelmente Você Não Conhecia!

Se Liga!

 

 

BLATTA

Blatta orientalis

Blatta é um gênero de baratas . O nome Blatta representa um uso especializado do latim blatta , que significa um inseto que evita a luz.

A barata oriental (Blatta orientalis), também conhecida como percevejo aquático (porque vivem em áreas úmidas) ou besouro preto (já que seus corpos são em sua maioria escuros), é uma grande espécie de barata, os machos adultos com 18-29 mm, E fêmeas adultas com 20-27 mm. É marrom escuro ou preto e tem um corpo brilhante. A fêmea tem uma aparência um pouco diferente do macho, parecendo não ter asas à primeira vista, mas é braquíptica (asas muito reduzidas), com asas não funcionais logo abaixo da cabeça. Ela tem um corpo mais largo que o masculino. O macho tem asas longas, que cobrem três quartos do abdômen e são da cor marrom, e tem um corpo mais estreito. Ambos são incapazes de voar. A barata oriental feminina se parece um pouco com a barata das madeiras da Flórida e pode ser confundida com ela. Originalmente endêmica da Península da Criméia e da região ao redor do Mar Negro e do Mar Cáspio, sua distribuição agora é cosmopolita.

 

Habitat

As baratas orientais tendem a viajar um pouco mais devagar do que outras espécies. Eles são freqüentemente chamados de "percevejos da água", pois preferem lugares escuros e úmidos. Eles geralmente podem ser encontrados em torno de matéria orgânica em decomposição e em esgotos, ralos, porões úmidos, varandas e outros locais úmidos. Eles podem ser encontrados em arbustos, sob cobertura de folhas, sob cobertura morta e ao redor de outros lugares úmidos ao ar livre. Eles são as principais pragas domésticas em partes do noroeste, meio-oeste e sul dos Estados Unidos [6] , assim como podem ser encontrados na Inglaterra , Europa , Israel , Austrália e América do Sul.

 

Adaptação

Para prosperar, as baratas precisam de um lugar para se esconder. Eles preferem lugares quentes e umidade relativamente alta; eles também precisam de uma fonte de alimento / líquido. A temperatura ideal para as baratas orientais é entre 20 e 29 ° C. As baratas orientais fêmeas têm tegmina vestigial (asas dianteiras reduzidas) e os machos têm tegmina mais longa. As baratas são principalmente noturnas. As baratas orientais podem ser esquivas, pois uma inspeção casual de uma casa infestada durante o dia pode não mostrar sinais de atividade da barata. As baratas orientais podem ser encontradas em locais geralmente úmidos, como canos de esgoto, ralos de pia e qualquer outra forma de áreas úmidas nas residências. 

 

Ootéca

Os sinais das baratas são a sua ooteca , que são “caixas de ovo”. A ooteca marrom-escura da barata oriental tem 10-12 mm. De comprimento, com compartimentos de ovos indistintos que abrigam 16-18 ovos. As Ootecas são depositadas, normalmente em uma área protegida ou fixada a um substrato por secreção oral. Elas eclodem por conta própria alguns dias (até 42) após serem depositadas.

 

Relação aos seres humanos

Eles transferem bactérias e vírus de suas pernas para alimentos, pratos, utensílios e bancadas e são conhecidos por espalhar disenteria , E. coli , Salmonella e intoxicação alimentar.

==================================================================

 

Barata do turquestão

Lateral Shelfordella (ou Blatta lateralis)

De cor vermelho enferrujado, A barata Turquestão (lateral Shelfordella , muitas vezes referida como Blatta lateral), também conhecida como a barata vermelho oxidado, barata corredor vermelho ou simplesmente vermelho oxidado.

É uma barata que vive principalmente ao ar livre, nativa de uma área do norte da África à Ásia Central. Os adultos medem cerca de 3 cm. de comprimento. Os machos adultos são laranja-acastanhados ou vermelhos, são delgados e têm asas longas e amareladas que permitem atrair as fêmeas e planar. As fêmeas adultas são de marrom escuro a preto, com marcas de cor creme no escudo e uma faixa de cor creme contornando suas asas; eles são mais largos do que os machos e têm asas vestigiais curtas. As ninfas são marrons na frente, pretas na parte traseira e não têm asas.

 

Habitat

A barata do Turquestão é principalmente um inseto externo, não conhecido como uma praga interna agressiva, ao contrário de algumas espécies de baratas, como as baratas alemãs e de faixa marrom, embora habite áreas ao redor das habitações onde se possa encontrar abrigo. No entanto, em localidades específicas ou locais tropicais, pode se tornar uma praga interna significativa. De intrusos ocasionais dentro de casa, os machos são mais comumente encontrados do que as fêmeas, devido à sua capacidade de voar e uma atração por luzes. Na Arábia , ele vive sob pedras em buracos úmidos, fazendas no deserto e wadis , alimentando-se principalmente à noite.

 

Distribuição

A espécie é encontrada na Ásia central, nas montanhas do Cáucaso e no nordeste da África. Ele pode ser encontrado em toda a área do Afeganistão, Azerbaijão, Egito, Índia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Caxemira, Líbia, Palestina, Paquistão, Arábia Saudita, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos (aventura).

==================================================================

 

BARATA australiana

Periplaneta australasiae

A barata australiana (Periplaneta australasiae) é uma espécie comum de barata tropical, com comprimento de 23–35 mm. É marrom em geral, com a tegmina tendo uma faixa ou margem pálida lateral conspícua, e o pronoto (escudo da cabeça) com uma margem clara ou amarela de contraste acentuado. Tem uma aparência muito semelhante à da barata americana e pode ser facilmente confundida com ela. É, no entanto, ligeiramente menor que a barata americana e tem uma margem amarela no tórax e estrias amarelas em seus lados perto da base da asa.

 

Distribuição

Apesar do nome, a barata australiana é uma espécie cosmopolita e introduzida na Austrália. P. australasiae provavelmente se originou na África. É muito comum no sul dos Estados Unidos e em climas tropicais , e pode ser encontrado em muitos locais ao redor do mundo devido às suas viagens por transporte marítimo e comércio entre locais. 

 

Habitat

Ele prefere climas mais quentes e não é tolerante ao frio, mas pode sobreviver em ambientes fechados em climas mais frios. Ele se sai bem em condições úmidas, mas também pode tolerar condições secas, desde que haja água disponível. Muitas vezes vive em torno do perímetro de edifícios. Parece preferir comer plantas mais do que seus parentes, mas pode se alimentar de uma grande variedade de matéria orgânica (incluindo em decomposição). Como a maioria das baratas, é um necrófago.

Pode vir dentro de casa para procurar comida e até mesmo para viver, mas no tempo quente, pode mover-se para fora e entrar em edifícios à procura de comida. Esta espécie pode ser encontrada na natureza nas partes tropicais da Austrália; também foi encontrado ao longo da costa leste da Austrália, de Cape York à fronteira com a Vitória.

==================================================================

 

Barata Marrom

Periplaneta brunnea

A barata marrom (Periplaneta brunnea) é uma espécie de barata da família Blattidae . Provavelmente é originalmente nativo da África, mas hoje tem uma distribuição circuntropical, tendo sido amplamente introduzida. Em climas mais frios, ele só consegue sobreviver dentro de casa, e é considerado uma praga doméstica. Esta barata é semelhante em aparência à barata americana (P. americana), mas de cor mais escura e com cercos triangulares mais grossos e largos. Tem uma cor castanho-avermelhada e asas totalmente desenvolvidas. Atinge até 4 centímetros de comprimento.

Produz uma ooteca com cerca de 1,2 a 1,6 centímetros de comprimento, contendo em média cerca de 24 ovos. É um onívoro.

==================================================================

 

Barata Castanho-Amarelada 

Periplaneta fuliginosa

A barata castanho-amarelada (Periplaneta fuliginosa) é uma grande espécie de barata, alada e que cresce até um comprimento de 2,5 cm.

 

Características

Parte inferior de P. fuliginosa

Embora intimamente relacionada à barata americana (Periplaneta americana), a barata castanho-esfumada é facilmente distinguível dela por sua coloração marrom-mogno uniformemente escura. Além disso, ao contrário da barata americana, que possui um padrão de bordas claras em seu tórax, o tórax da barata castanho-esfumada é escuro e brilhante.

 

Dieta

A barata castanho-amarelada é um detritívoro e pode se alimentar de uma grande variedade de matéria orgânica (incluindo em decomposição). Como a maioria das baratas, é um necrófago . Ele tende a perder mais umidade do que seus parentes e requer água a cada 2-3 dias.

 

Comportamento

A barata castanho-amarelada pode entrar em casa para procurar comida e até mesmo para viver; geralmente, porém, em climas quentes, ele se desloca para fora.

==================================================================

 

Barata GIGANTE

Blaberus giganteus

A Blaberus giganteus, é considerada uma das maiores baratas do mundo, com machos sendo capaz de atingir comprimentos de 7,5 cm e fêmeas de 10 cm. Estas baratas são lightly-built, com corpos achatados, permitindo-lhes se esconder de predadores em fendas. A envergadura desses insetos é geralmente 15 cm.

 

Nome científico: Blaberus giganteus

Classificação superior: Blaberus

Família: Blaberidae

Ordem: Barata

Filo: Artrópode 

Blaberus giganteus, é considerada uma das maiores baratas do mundo, com machos sendo capaz de atingir comprimentos de 7,5 cm e fêmeas de 10 cm. Estas baratas são lightly-built, com corpos achatados, permitindo-lhes se esconder de predadores em fendas. A envergadura desses insetos é geralmente 5-6 polegadas. Os machos e as fêmeas têm uns apêndices emparelhados (cercus) no último segmento abdominal, mas apenas os machos têm um par de apêndices semelhantes a pêlos minúsculos chamados estilos. Adultos têm dois pares de asas dobráveis para trás sobre o abdômen. As fêmeas mais pesadas são menos interessadas em voar. Estas baratas estão intimamente relacionadas com os primeiros insetos alados que viveram nas florestas de carvão do Carbonífero, cerca de 200 milhões de anos atrás.

 

Distribuição e habitat

Esta espécie é endêmica para a América Central e norte da América do Sul, e pode ser encontrada naturalmente nas florestas tropicais. Ela pode ser encontrada no México, Guatemala, Panamá, Colômbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, República de Trinidad, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil. Preferências de habitat incluem áreas de alta umidade e pouca luz, como cavernas, ocos de árvores, fendas nas rochas, etc.

 

Vida útil

Como é típico para todas as baratas, os indivíduos passam por metamorfose hemimetabólica, o que significa que a mudança de juvenil para adulto é gradual. Baratas crescem gradualmente por metamorfose hemimetabólica. Existem três fases distintas no seu ciclo de vida, que incluem ovo, ninfa e adulto. Somente os adultos são capazes de se reproduzir e terá asas. Fases de ninfa são prolongadas, juntamente com mudas adicionais, por vezes, podem ocorrer em B. giganteus por um número de razões. Uma hipótese é que os empurrões, ausência e estímulo mútuo que são encontrados frequentemente na vida da colônia poderia retardar o processo de desenvolvimento. Em outros casos, as temperaturas mais baixas e a redução da umidade pode levar à maturação tardia e um aumento no número de mudas. Isto é uma resposta do inseto às condições ambientais desfavoráveis e também pode ser visto como uma resposta ao predador. Sua vida pode ser de até 20 meses, dependendo das condições de habitat e dieta.

 

Dieta

Blaberus giganteus é um onívoro noturno e um limpador, mas a maioria de sua dieta é material vegetal. Outras opções de alimentos incluem guano de morcego, frutas, sementes e carniça. Ele é frequentemente associado com poleiros de morcegos, tanto em cavernas e árvores ocas.

==================================================================

  

Barata Brilhante Comum 

Drymaplaneta communis 

A barata brilhante comum (Drymaplaneta communis) é uma barata nativa do sudeste da Austrália. Alimenta-se de matéria orgânica e costuma ser encontrado sob a casca de árvores de eucalipto. Durante o final dos anos 1990 e 2000, esta barata parece ter tido uma explosão populacional em Sydney e Melbourne e é comumente encontrada dentro de casas. Este aumento populacional provavelmente coincide com um período de seca prolongado, onde muitos jardineiros suburbanos adicionaram cobertura morta aos seus jardins, o que forneceu um habitat para a barata brilhante comum. Apesar de comumente ser encontrada dentro de casas, a barata brilhante comum não representa o mesmo risco à saúde que as baratas introduzidas.

==================================================================

 

Barata Botany Bay

Polyzosteria limbata

A Barata Polyzosteria limbata , a barata de Botany Bay é um inseto encontrado no sudeste da Austrália.

Domínio: Eukaryota ( ) - Whittaker & Margulis, 1978 - eucariotos

Reino: Animalia ( ) - C. Linnaeus, 1758 - animais

Sub-reino: Bilateria ( ) - (Hatschek, 1888) Cavalier-Smith, 1983

Ramo: Protostomia ( ) - Grobben, 1908

Infra Reino: Ecdysozoa ( ) - AMA Aguinaldo et al., 1997 ex T. Cavalier-Smith, 1998

Superfilo: Panarthropoda ( ) - Cuvier

Filo: Arthropoda ( ) - Latreille, 1829 - Artrópodes

Subfilo: Mandibulata ( ) - Snodgrass, 1938

Infraphylum: Atelocerata ( ) - Heymons, 1901

Superclasse: Panhexapoda ( )

Epiclasse: Hexapoda ( )

Classe: Insecta ( ) - C. Linnaeus, 1758 - Insetos

Subclasse: Dicondylia ( )

Infraclasse: Pterygota ( )

Superordenar: Dictyoptera ( )

Subordem: Blattaria ( )

Superfamília: Blaberoidea ( )

Família: Blaberidae ( ) -  

Gênero: Polizosteria ( )

Nome específico: limbata - Burmeister, 1838

Nome científico: - Polyzosteria limbata Burmeister, 1838

==================================================================

  

Barata D’Água

Belostomatidae 

Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, são na verdade grandes “barbeiros” aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauembóia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d’água.


Para conseguirem comer as suas presas, as baratas d’água agarram as suas “vítimas” com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa. Costumam se alimentar de caramujos, lesmas, girinos, salamandras, pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos.

Belostomatidae é uma família de hemípteros que inclui as espécies de insetos aquáticos conhecidas pelos nomes comuns de barata-d'água ou barata-de-água. Wikipédia

Nome científico: Belostomatidae

Ordem: Hemiptera

Classificação superior: Nepomorpha

Classificação: Família

Família: Belostomatidae; Leach, 1815

Classe: Insecta

==================================================================

 

Barata verde 

Panchlora nívea 

As baratas do gênero Panchlora, comumente chamadas de baratas verdes, baratas cubanas ou baratas da banana são conhecidas por sua cor esverdeada, o que se torna único entre todas as baratas. Os indivíduos jovens, porém podem assumir cores pardas. São baratas com ampla distribuição nas Américas inclusive aqui no Brasil. 

Traduzido do inglês-Panchlora nivea, a barata cubana ou barata de banana verde, é uma pequena espécie de barata encontrada em Cuba e no Caribe, e ao longo da costa do Golfo da Flórida ao Texas, e tem sido observada até o norte de Summerville, Carolina do Sul. Pode ser encontrada em climas subtropicais ou tropicais.

Nome científico: Panchlora nivea

Classificação superior: Panchlora

Ordem: Blattodea

==================================================================

 

Barata Besouro

Prosoplecta (e as Phoraspsis) 

Uma grande parte das baratas costumam imitar besouros.

Alguns gêneros de baratas (e são vários) são muito semelhantes a joaninhas e outros besouros crisomelideos como as Prosoplecta e as Phoraspsis.

Algumas são tão parecidas com besouros que eventualmente pode até nos enganar. São conhecidas como baratas besouros, todavia apenas parecem besouros. 

==================================================================

  

Barata rinoceronte 

Macropanesthia rhinoceros

Algumas espécies de baratas ostentam chifres e crenulações no pronoto (aquela placa da região dorsal da barata que encobre parcialmente ou totalmente a cabeça). A mais conhecida é a barata rinoceronte Macropanesthia rhinoceros. Somente os machos destas baratas usam as crenulações para brigarem nas disputas por fêmeas.

A Barata-rinoceronte é um dos maiores insetos conhecidos. São nativas da Austrália.

Nome científico: Macropanesthia rhinoceros

Ordem: Blattodea

Classificação superior: Macropanesthia

Família: Blaberidae

Reino: Animal 

==================================================================

GRUPO ASA BRASIL - Professor Andersen – 2020/2021.

Quer Saber Tudo Sobre Pragas Urbanas?

Ligue para: (11) 4119-0219/96424-9997-zap.

==================================================================

 

topo